Águia eleva-se a campeã nacional em plena Dragão Arena

2022-06-13 09:10:31
Cinco anos depois, o Benfica volta a intitular-se campeão nacional de basquetebol. As águias venceram o jogo 4 da final da Liga Betclic, este sábado, frente ao FC Porto, aproveitando os dois triunfos na Luz no arranque desta série, onde a derrota na cidade Invicta no terceiro jogo acabou por não ter impacto. Por isso, em plena Dragão Arena, os encarnados venceram por 63-91 e selaram o 28º título nacional da sua história.
Entradas fortes do Benfica
Tal como no jogo 3, a perspetiva de título encarnado tomou conta do quadro geral deste clássico nacional, embora desta vez a vantagem anímica pudesse estar do lado portista depois de ter travado o primeiro match point do Benfica. No entanto, essa perspetiva rapidamente perdeu força quando o conjunto lisboeta entrou a vencer por 0-10 e, com isso, determinou desde muito cedo a tendência do jogo.
Se é verdade que o conjunto de Moncho López foi capaz de equilibrar a partida depois da forte entrada encarnada - com retas finais fortes no primeiro e segundo períodos -, não é menos verdadeiro que o Benfica nunca permitiu que o FC Porto estivesse na iminência de assumir a vantagem do marcador, e muito menos da partida.
Ao intervalo, a equipa de Norberto Alves vencia por 33-40, fruto de uma exibição sólida de Frank Gaines mas, essencialmente, fruto de um maior equilíbrio mental em vários momentos. Os dragões mostraram qualidade no jogo de tabelas, mas o acerto esteve quase sempre mais do lado benfiquista.
Lesão de Kloof e águia «dispara»
Quando em cima do intervalo Charlon Kloof sofreu uma lesão aparatosa que o tirou da segunda parte, a resistência azul e branca sofreu uma quebra vital (recorde-se que Mike Morrison também se lesionou com gravidade no terceiro jogo). O neerlandês estava a ser o melhor elemento do FC Porto, que após nova entrada desastrosa no terceiro período e um triplo de Aaron Broussard (a figura do jogo 4) em cima da buzina, nunca mais foi capaz de entrar na luta pelo jogo.
Por isso, à entrada para o derradeiro período a diferença pontual já estava nos 17 pontos, com o Benfica a controlar na perfeição o que faltava da final. E o quarto período acabou mesmo por levar os números da vitória benfiquistas para uma diferença (28 pontos) pouco expectável entre as duas equipas numa partida que era decisiva.
O Benfica colocou assim um ponto final na espera que já ia em cinco anos por um título de campeão nacional, enquanto o FC Porto está há seis épocas à procura de voltar a conquistar o troféu maior do basquetebol nacional.
PROEZAS RELACIONADAS
NOVIDADES







